A complexidade da real origem dos preconceitos é uma das grandes dificuldades que o ser humano enfrenta para entender como respeitar e amar o próximo de forma objetiva e sensata.
Normalmente o preconceito é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência. Estas atitudes vem acompanhadas por teorias justificativas. Há uma espécie de preconceito espontâneo em relação a tudo que é diferente ou desconhecido. O preconceito pode ser motivado pelo medo. Falta a coragem de ir conhecer um terreiro do candomblé, de visitar um doente com AIDS. É importante entendermos, também, que cultivar o amor ao próximo não significa exterminar preconceitos. Tentar destruir preconceitos à força é cultivar o paganismo e deixar entrar todo tipo de sujeira comportamental na nossa sociedade.
Professoras,
ResponderExcluirParabéns pela escolha do tema para o o Blog, mas preparem-se, pois são assuntos bombásticos, não desistam de defenderem suas idéias.
Abraços e boa sorte, estarei daqui acompanhando e seguindo vocês!